A censura no ICS-UL: considerações gerais sobre a posição do Conselho Científico

E, pior!, quem ler o comunicado do conselho científico, detectará ainda a afirmação da necessidade de revisão dos critérios de publicação (para que nunca mais aconteça!) e uma inqualificável entrega de bandeja aos tribunais do antigo director da revista. tudo isto por entre louvores a um director que censurou preventivamente uma publicação sem dar cavaco a ninguém, enlameando o nome da instituição. A ideia de que uma resolução destas possa ter sido votada por unanimidade apenas aumenta a preocupação.  A nódoa levará anos a sair e não há edições especiais sobre “crise e protesto” (desta feita, claro, em peer-review para evitar surpresas!) ou foruns de reflexão que o possam evitar. É típico dos regimes decadentes promoverem eventos e conferências de abertura.

Gostava de ter visto as universidades emocionarem-se com isto. Era caso para isso porque a situação do ICS está longe de ser apenas um caso das ciências sociais. Mas, não só não o fizeram como, pior!, o silenciaram. O silêncio dos pares perante o grotesco desfecho de uma situação com enormes contornos – desde logo científicos mas também éticos, políticos, económicos e sociais! – carimba de vez o seu comprometimento com o actual regime. Este carimbar devia ser mote de profunda reflexão por parte de todos aqueles que ainda esperam que sejam elas a alumiar o fundo do túnel.

Alguém me dizia noutro dia que ao contrário do que muita gente pensa as universidades não são focos de mudança mas sim focos de conservadorismo; e que há casos de corpos estudantis a lutar pelos direitos políticos e sociais pelo mundo fora mas que a larga maioria dos investigadores e professores não se compromete (e até se opõe) até que o momento final dos regimes se anuncie. Terá sido assim no Portugal antes do 25 de Abril. E é ainda assim no Portugal pra-frentex da segunda década de 2000. Este caso apenas o demonstra. Faltam no entanto (e prevejo que por mais alguns anos) os estudantes…
nao_a_censura_graffitis_analise_social
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: