cataventos

Sopram bons ventos de Espanha.

Mas é importante não esquecer que há uma enorme diferença entre quem gera a ventania e quem ouvindo o vento à distância se orienta paralelamente a ela.

Ainda que me agrade ter constatado a expressão eleitoral do Podemos, e o surgimento de outros movimentos do género (por ex. em Barcelona), não ignoremos que o sucesso institucional destes movimentos reside precisamente no enorme trabalho não-institucional que lhes está subjacente e que visa a transformação da sociedade não necessariamente por via institucional (e a maior parte das vezes em clara oposição a ela). Esses movimentos assemelham-se a uma fonte da qual acaba vertido algum sucesso eleitoral à esquerda, mas este sucesso está muito longe de ser o contributo mais interessante que eles geram. Dito de outra forma, a expressão eleitoral é apenas a face institucionalmente visivel do que realmente importa, uma espécie de sondagem de opinião, sem dúvida importante para abrir os media e o centrão a novas ideias políticas e assustar um pouco quem nos governa, mas não mais do que isso.

Por isso, há que ter cuidado. Nada mudou em Portugal com o sucesso do Podemos. Os resultados eleitorais à esquerda foram pessimos e a mobilização social se mudou foi para pior. Apenas os activistas e partidos de sempre fizeram (até ver) alguma inversão de estratégia aproximando-se de novo um pouco dos que defendem a horizontalidade e um discurso um pouco mais radical. E se calhar até nem isso: o mais provavel é que estejam apenas dispostos a ouvir e analisar no sentido de melhorarem a sua performance eleitoral).

Há que continuar o trabalho de base, seguindo com interesse e buscando inspiração no que de bom se vai passando em espanha (e noutros lados!). Mas sem fazer a estupidez de tentar construir a casa pelo telhado assente em pouco trabalho de base. Têm surgido muitas iniciativas locais e novos grupos de discussão mas são ainda manifestamente poucos. Há que continuar esse trabalho e confiar que trará frutos.
cleardot.gif

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: