Guanyem Barcelona

Ultimamente reparo que não falta por aí quem tente construir telhados sem paredes. E até mesmo quem não atentando sequer no tipo de alicerces das novas construções se afirme com desejos de construtor. Receio no entanto, que o tempo seja (ainda) de aprendizagem e comparação de modelos e não de planificação e construção do que quer que seja. Isto porque faltam arquitectos, construtores, materiais e, inclusive, ideias novas.

Deste texto sobre Guanyem Barcelona (divulgado hoje no twitter por Ada Colau) ressalvo por exemplo…

Finalmente,en la aparición de movimientos sociales como las mareas ciudadanas o como la PAH, que dio expresión a un original tipo de sindicalismo urbano y devolvió al derecho a la vivienda y a la desobediencia su sentido rebelde y transformador.

Estas experiencias democratizadoras, sumadas al 15-M, al movimiento por el derecho a decidir, a la consolidación de propuestas de izquierdas y ecologistas en diversos puntos del Estado y a la irrupción de otras nuevas como Procés Constituent o Podemos, han ido gestando lo que hasta hace poco parecía inconcebible: un escenario destituyente del régimen de poder actual y constituyente de una realidad alternativa.

a partir da qual se percebe que Guanyem Barcelona não é qualquer apelo à unidade de esquerda. Muito menos defende como realidade alternativa qualquer alternativa partidária. E que (tenta) construir alicerces em enorme quantidade de trabalho local.

Isto deveria bastar para fazer pensar duas vezes os bem intencionados que já surgem dispostos em fazer-se ao mar mediático. É preciso preparar o navio em terra; equacionar bem como, contra quê e para que é que se vai lutar; verificar se é a estratégia mais adequada; e ter bastante atenção aos objectivos dos marinheiros e contramestres partidários que se sempre oferecem para participar em mediáticas empresas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: