corroídos

E se as instituições e o sistema já corroeram as pessoas bem para lá daquilo que é a sua capacidade de regeneração, que fazer? não serão elas a mudar o sistema porque já estão tão dominadas e estragadas por ele que nem sequer lhe oferecem resistência. Não será o sistema a mudá-las a elas porque isso seria ir contra si próprio. Por isso, resta a degeneração e o afundamento.

Não há fundo do poço a esta micro-escala. Resta esperar que a macro-escala seja diferente. Mas por certo não é, bem o sabemos. Resta pois o subito choque que faz tudo comportar-se contra as previsões. Tudo, inclusive nós. E, sublinho, contra as nossas previsões, i.e., não como agora antevemos que nos comportaremos.

Anúncios

One Comment to “corroídos”

  1. Pois é, há um vento persistente que sopra de um lado; um vento ideológico de conformismo e imobilismo. Tem algo de milenarista, de fatalista, de uma espera conformada pelo que tem de ser

    Politicamente, o PS baliza a sua postura pelo governo mostrando-se complacente ou mais azedo conforme os dias da semana. Na esquerda, historicamente espera-se que o PS acorde, que os militantes do PS se revoltem contra a sua direção ou se abandonem aquela mafia. E a chamada esquerda incute essa estagnação, esse fatalismo letal no povinho, tratando de o enfeitar com tiradas retiradas dos clássicos ou promovendo o isolamento de quem se mostrar menos fatalista e mais desobediente.

    É para isso que servem as oposições, aqui e não só. Para que algo vá mudando, muito lentamente para que nada se altere de substancial. O sistema ocupou as cabecinhas com esta lógica e propicia a mescla do necessário e de privação para que ninguém morra de fome e aceite a mediania e o poucochinho como regra de vida

    Excepto no PREC isso tem sido a regra aqui. Mesmo no dia 24/4/1974.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: