Falta alguém no POT

Surgiu na internet uma iniciativa que se dedica a ironizar (e com bastante humor diga-se) factos da vida política deste país à beira-troika dominado. Ela decorre sob o título de "Partido Obrigado Troika" (POT).

Dou os parabéns aos autores da página pela qualidade da ironia que apresentam, actualização após actualização. Há no entanto alguns aspectos do projecto que importa apontar porque evidenciam uma determinada orientação política que poderá não ser visível à primeira vista:

  • a) os autores da página esquecem-se por exemplo de:
  • incluir no POT figuras do Partido Socialista (PS). Isto apesar de elas terem governado por longos anos este país, colaborado activamente no endividamento, assinado o próprio memorando da troika e/ou escrito n cartas de amor e submissão à Troika ao longo dos últimos três anos;
  • incluir no POT forças cuja colaboração com a Troika, ainda que sendo mais questionável que a do PS, não tem deixado de merecer da parte seus responsáveis troikanos repetidos "obrigados" pela paz social vivida nos últimos anos. São exemplos disso: as forças da esquerda parlamentar e as centrais sindicais. As primeiras, têm feito o seu caminho enquanto insistem em instrumentalizar tudo o aquilo que é indício de auto-organização da sociedade civil à sua margem. As segundas, nuns casos assinaram acordos com o governo que puseram fim da direitos laborais e generalizaram os cortes e a precariedade; noutros, avançaram e recuaram sistematicamente nas suas próprias iniciativas de defesa das classes trabalhadoras sem nunca sentirem necessidade de elevar a luta ou dar qualquer explicação cabal ao sucedido (exemplo: caso no recuo no atravessamento da ponte 25 de Abril). Note-se que todas estas forças alegam que estas práticas foram e são as mais adequadas (ou que, pelo menos foram e são as que se revelaram mais necessárias) para proteger os interesses da classe trabalhadora afectada mas que nada disso parece impedir que a Troika lhes continue a endereçar grandes agradecimentos pela paz social alcançada enquanto a população empobrece, o país regride e a Democracia é amordaçada.
  • incluir no POT alguns movimentos sociais (ou outros mais ou menos assumidos como tal) que convocaram manifestações multitudinárias que depois fizeram afunilar em protestos sindicais (15 de Setembro de 2012) ou enviaram para casa trauteando Grandolas sem qualquer proposta de futuro além de uma moção de censura popular que, tanto quanto se sabe, nunca foi entregue (2 de Março de 2013). Ou ainda outros que convocaram manifestações nacionais ou internacionais unilaterais e que acabaram descredibilizados na rua pela presença de escassos milhares de pessoas (1 de Junho de 2013) ou pela sua insistência em concertos de autêntica protecção à escarias da AR (26 de Outubro de 2013). Todos eles merecerão também o obrigado da Troika. E do governo que dizem combater. E a eventual rejeição do povinho que dizem representar.

b) os autores da página esquecem-se também de referir que a sua iniciativa deve muito ao "Troika Party" uma campanha internacional que denuncia a Troika com idêntico humor e ironia, mas que conta com outros ingredientes além do mero mediatismo eleitoral, nomeadamente temas e propostas sobre o TTIP/TAFTA, a competitividade, a defesa dos comuns e a dívida. E que esta campanha, que está a ser organizada por movimentos sociais de toda a Europa (menos Portugal), contactou com elementos da página do POT, tendo sido aparentemente ignorada por certo a bem dos superiores interesses e derradeira eficácia de lutas que (aparentemente) se querem estritamente nacionais contra a troika.

Mas, claro…Siga o POT porque afinal de contas…não é imaginativo e giro? e não é preciso animar a malta? siga, siga. Força POT!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: