Os democráticos

Não deixa de ser espantosa a quantidade de vozes que têm vindo a público afirmar que "democracia é voto" na sequência da ocupação da escadaria da Assembleia da República pelos corpos policiais.

Há de tudo. Mas são sobretudo gente relativamente bem instalada na vida, seja nos partidos, seja nas empresas, seja nos sindicatos, e sobretudo com algo a perder com alterações inesperadas da ordem pública. Gente de direita ou de esquerda que foge de surpresas como o diabo da cruz porque elas "podem deitar tudo a perder", mas que nunca esclarece qual é o tudo, "esquecendo-se" de dizer que parte do tudo que pode ser deitado a perder é mesmo a miséria e a austeridade sofrida por outros que não eles.

Subitamente revestidos de enorme preocupação democrática, todos – desde os que assinaram o memorando da troika aos que apenas(!) têm adulterado e anulado os pequenos laivos de auto-organização apartidária da sociedade – são hoje imensamente democráticos, compreendendo tudo mas, quais pais da nação, insistindo sempre que a "Democracia é o voto" e que importa aguardar com serenidade eleições e governos que – por dependerem deles! – não virão melhorar nada.

Alguém que lhes explique que isto é a estratégia errada. Inclusive para os seus próprios objectivos. Por mais que se esforcem, eles não vão conseguir controlar a situação ad eternum enquanto eles (ou outrem) continua a apertar as classes média e baixa. E não há fim à vista para esse aperto. Melhor fariam em tentar encabeçar a mudança. Mas, não. Não são capazes, ninguém arrisca saltar do poleiro para o fundo do poço. Afinal de contas, para quê juntarem-se à maralha?

E, já agora, alguém que lhes explique – ou melhor, que os force a afirmar o porque o sabem! – que a "Democracia não é o voto". E que esse tipo de afirmações é a afirmação mais clara e evidente a) do mal que eles estão a propagar no sistema democrático, b) da raiz dos problemas actuais e c) da sua completa incapacidade de os resolver.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: