Sobre a importância dos sonhos e dos sucessos mediáticos

Vale a pena ler este pequeno texto. Ainda que contenha algumas incorrecções.

http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/26763

A acção "obrigada troika" por muito que isso possa custar a aceitar a algumas pessoas furou mesmo o bloqueio dos média e chegou mesmo a muita gente via TV. Fora esse o seu objectivo (furar o bloqueio, ridicularizar os media, discutir o enviesamento da cobertura que dão às iniciativas cidadãs) e teria sido um sucesso. O problema é que não era. Pretendia furar sim, mas para mobilizar. E é aí que a "porca torceu o rabo".

Sem ideias e discussão política por trás (pelo menos que se lhe conheçam), o video só chegou às pessoas e, lamento, mas não sinto nos meus contactos pessoais que as tenha efectivamente mobilizado. As pessoas estão chateadas, tristes, sem futuro. Podem sorrir um pouco ao ver aquela "manifestação" na televisão e até comentar com os amigos e família a surpresa que lhe causou, mas no fundo acham que a situação presente não é para brincadeiras. Gostariam de ver um líder sério e confiante à altura, mas não o têm. E não se sentem com força para se organizar e liderar elas próprias. Estão num beco sem saída. Falta-lhes um objectivo, uma construção comum.

É por isso que é tão importante a notícia da fábrica de peugas e a abertura que dá à anulação das SWAPS. Ou a discussão pública do resultado da petição da inconstitucionalidade da não-tradução do memorando. Ambas as iniciativas (entre outras), permitem, por um momento, ver um futuro melhor. Permitem imaginar um tribunal constitucional que censura o governo por não ter prestado atenção ao uso língua e que rasga o memorando por ele não ter estado disponível na língua dos cidadãos. Permitem imaginar um governo que coloca os bancos em tribunal, e conjuntamente com os tribunais, a anula os juros e dívidas usurários que actualmente condenam a população. Permitem e, efectivamente mostram, que juntos pode ser possível!

Na sua ânsia de construir uma frente de esquerda que una partidos e cidadãos apartidários e derrube o governo, o Que se Lixe a Troika esqueceu-se já há 1 ano que revolta e a mudança se fazem destes sonhos. E que os vídeos, os cartazes e os artistas e figuras públicas apenas lhes dão corpo, não os criam. É uma pena.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: