A escolaridade e a luta contra a troika (mais qq coisa)

Olhando para os números do Eurostat:

* Em 2012, Portugal foi o terceiro pior país da Europa em termos de população (entre 20-24 anos) com escolaridade secundária ou superior: 67%. Pior que nós, só a Espanha (63%) e a Islândia (58%). Em 2001 a nossa percentagem era 44% e a da Espanha 65%, isto é, Portugal melhorou muito em 10 anos. E a Espanha até piorou um pouco. Pelo contrário, a Alemanha passou de 74% (em 2001) para 76% (em 2012).

* Em 2012, Portugal foi o pior país da Europa em termos de população (entre os 25 e os 64 anos) com escolaridade superior: 38 %. Em 2001, esse valor era 20%. Novamente melhorámos muito. Espanha também passou de 44 para 54%. Portugal, Malta, Espanha, Grécia, e Itália estão todos no fundo da tabela tanto em 2001 como em 2012. Na Alemanha esta percentagem passou de 82% para 86%.

* Os países da Ex-União soviética e Europa Central e Oriental podem passar por dificuldades económicas mas estão muito acima de nós em termos de indicadores de escolaridade. De facto, a Lituânia, a República Checa, a Eslováquia, a Estónia, a Polónia, e a Letónia são actualmente os melhores da Europa em termos de população (entre os 25 e os 64 anos) com escolaridade superior: >89%. Aliás, em 2001 já estavam no topo (excepto a Polónia e a Letónia mas estes países, mesmo assim, andavam nos 80%).

Face a isto que fazer? como podem as populações do sul da Europa enfrentar uma crise financeira? como podem elas procurar informação e perceber o que se passa para além da superficialidade gritante da crise que vivem? Como podem elas não ser vulneráveis aos discursos austeritários dos políticos?

NO que respeita a Portugal: Porra! nunca mais conseguimos libertar-nos dos atrasos de 40 anos de Ditadura. E o pior, é que estamos hoje literalmente a dinamitar o pouco que conseguimos melhorar nos últimos anos. Seja com a destruição do sistema educativo, seja com o aumento das dificuldades económicas das famílias, seja com emigração. The perfect storm!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: