Sobre o sentido da revolução democrática, o seu direccionamento e o papel de um democrata nela

A situação de viver e defender a democracia mas vê-la a ser corroída internamente por uma série de políticos e banqueiros enquanto a população está inerte à sombnra da bananeira desgraçada coloca grandes dilemas.

Face à situação actual, que pode fazer quem estiver democraticamente revoltado? Pode romper a ordem democrática e forçar uma revolução. Mas, enquanto democratas, será legítimo fazê-lo mesmo que uma grande maioria não a deseje?

Impasse.

Penso que não. A minha sugestão é que nos preparemos e informemos. Se ela surgir surgiu e estaremos preparados (mas nesse caso, exige a responsabilidade que tenhamos identificado exactamente o que precisa de ser revolucionado quando o tempo chegar – e isso ainda está por fazer). Se não surgir, continuaremos talvez a ser esta espécie de vanguarda que defende a completa alteração do sistema admitindo que talvez não consiga nunca convencer gente suficiente para a realizar democraticamente (seja através da rua seja através do voto).

Não há que temer nem perder a esperança com esta aparente não solução. As revoluções tal como as evoluções fazem-se de pequenos contributos individuais muito diversos, cada um dos quais apenas pode aspirar a ser determinante. Podemos dar o nosso contributo mas para respeitarmos a ordem democrática temos de admitir como altamente provável que não nos caiba a nós determinar ou influenciar derradeiramente o destino colectivo.

Face a isto que esperança e como medir o sucesso? Se resultar, no final mesmo que a sociedade não se revolucione, teremos pelo menso empurrado um pouco a sociedade numa direcção de evolução que nos pareça vagamente mais correcta do que o seu estádio anterior.

Parece pouco mas será talvez o suficiente para podermos afirmar que não vivemos em vão? certo?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: