Sobre um texto de Daniel Oliveira

Daniel Oliveira teve uma interessante reflexão sobre o controlo da coerência nos partidos políticos. O texto está bem escrito e bem ponderado, valendo a pena ler e aprender com ele pela clareza com que expõe o argumento. No final no entanto lê-se:

É por tudo isto que, contra o discurso dominante, considero que as formas inorgânicas e basistas de participação política têm muitas limitações. Porque a política sem programa escrito e sem liderança com rosto é, por não responsabilizar ninguém e apenas reagir à vontade maioritária de cada momento, destituída de limites éticos.

ao que importa comentar, em defesa de uma perspectiva assembleária,

1. todo o texto de Daniel Oliveira que antecede esta frase fala precisamente das limitações das formas orgânicas e centralistas, pelo que também aí Daniel de Oliveira reconhecerá limitações. Tantas que até o levaram a escrever o artigo.

2. Tenho dúvidas que as formas inorganicas e basistas sejam o discurso dominante. Muito pelo contrário, o discursos dominante, o politicamente correcto, está do lado do centralismos partidário (acrescido de pequenos ameaços de inclusão democráticas das "bases").

3. A existência de horizontalidade e incorporação de pessoas diversas não implica, ao contrário do que Daniel de Oliveira parece crer, a ausência de um programa escrito.

4. A não existência de liderança não implica a desresponsabilização das pessoas nem a ausência de limites éticos. Muito pelo contrário, implica a responsabilização acrescida de todos os elementos (e não apenas do topo) e a criação e regulação colectiva dos limites éticos (por oposição à sua definição pelo topo).

Anúncios

One Trackback to “Sobre um texto de Daniel Oliveira”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: