E no entanto ela move-se

"O 15M está morto".

Estas palavras ecoaram das bocas de vários activistas de longa data logo após 3 ou 4 dias de Acampada Lisboa. Ao longo dos meses seguintes haviam de ser repetidas (e repetidas) até à exaustão sob inúmeras formas: "só se discute e não se faz nada", "não é prático", "está dividido", "já desmobilizou", "os espanhóis são diferentes", "nós não somos como os espanhóis", "isso são idealismos", "aqui as coisas são mais graves", "não podemos dar-nos ao luxo de discutir tudo", "não temos tempo para discutir tudo" etc., etc., etc. Resmas de emails, resmas de vozes avalizadas, resmas de activistas de longa data, cedo se juntaram para declarar morto o 15M e as acampadas. Afinal, ter surgido algo de novo, mobilizador, não colocaria em causa a estratégia que haviam seguido nos últimos anos? Brrrr….medo….

Preocupados com a crise, muitos dos outros, daqueles que haviam inicialmente defendido a necessidade de uma “mobilização cidadã à margem dos partidos”, contra a “mercantilização das pessoas pelos bancos e políticos”, por uma “democracia verdadeira”, acabaram também eles por ceder ao pragmatismo das urgências, e fazer ecoar essas palavras e sentenças. Puseram a Democracia e os bancos e o sistema político de lado para centrar a sua acção no governo. Afinal…era urgente provocar a sua queda.

Era, não era?

Meses volvidos das maiores manifestações de sempre, sem solução à vista depois de terem declarado morto o que inicialmente os mobilizou, pouco lhes resta senão esperar que algo aconteça…e tapar e calafetar as janelas para que ninguém, nos seus plenários cometa o arrojo e a loucura de olhar para o lado e

como dizia Galileu, descobrir que “ela se move”, admitindo talvez – oh herege! – em voz baixa, um leve erro.

http://www.eldiario.es/politica/permanece-colgado-Puerta-Sol-Madrid_0_172882743.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: